Região da Guarda realiza o primeiro Rover Regional 22/23

Foi nos dias 14, 15 e 16 de outubro que se realizou o 1º Rover Regional ‘22/23. Este encontro teve por objetivo capacitar os Caminheiros com um conjunto de competências necessárias para (sobre)viver na vida em geral e, em particular na IV secção.

Para dar início a esta atividade, 13 bravos participantes (Caminheiros e Dirigentes) reuniram-se na Torre da Serra da Estrela pelas 21h de 14 de outubro. O primeiro desafio obrigou-nos a sair do quentinho das nossas casas, da nossa zona de conforto. Pegámos na nossa vara bifurcada e lá fomos, contando sempre com o seu amparo nos altos e baixos do caminho, rumo à vila de
Manteigas. Foram 25km de descida íngreme, mas o espírito de equipa transformou o esforço físico em algo mais suportável!
O nosso sábado foi dedicado ao Serviço. Como sabemos, a zona de Manteigas foi uma das zonas afetadas pelos incêndios deste Verão, e consequentemente, as zonas verdes foram reduzidas a cinzas. Assim, em colaboração com a junta de freguesia do Sameiro, realizámos uma sessão de recolha de bolotas e sementes de Freixo com o intuito de que, futuramente, se proceda à plantação de novas árvores!
Após esta recolha, tivemos a oportunidade de animar a Eucaristia desta freguesia, contactando com a população local que nos recebeu com dóceis sorrisos. Deste momento recordamos o conselho do Assistente Regional, Pe. Daniel Barroso: “O sofrimento quando partilhado torna-se mais fácil de suportar”, aprendizagem que o raide nos proporcionou.
A última manhã deste Rover Regional foi dinamizada pela equipa do XVII ciclo de Cenáculo Regional da Guarda.
Durante a atividade, vivemos o imaginário: “as ferramentas”. Todas as 5 dinâmicas realizadas ao longo da atividade tiveram a sua ferramenta de canivete suíço associada. Em cada dinâmica a ferramenta escolhida foi uma analogia à competência desenvolvida: relacionamento interpessoal, espírito crítico, inteligência emocional, definição de objetivos e propósito no
Serviço.
Depois de um fim de semana recheado de experiências e emoções “partimos com a esperança de um dia aqui voltar…”

Texto: Beatriz Carrola, Diogo Carrola, Leonor Gomes, Mariana Morais e Carolina Figueiredo

Fotografia: DRIV Guarda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »