Região de Coimbra reunida (de novo) para abrir o ano escutista a Cativar

O sentimento é comum, e ouve-se de várias bocas: “já tinha saudades de estarmos assim juntos, em atividade no meio da natureza”. Foi o que aconteceu na mata do antigo Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache (Coimbra), no dia 9 de outubro, quando cerca de 700 escuteiros reuniram a «Energia que Atrai» para abrir o ano escutista 2021/22.

«Cativar» é o lema que vai ser vivido, como forma de ajudar cada elemento do movimento a perceber o seu potencial neste universo que é o Escutismo, e para isso nada melhor do que usar a história d’O Principezinho para ilustrar esta ideia. Assim, os Lobitos andaram de asteroide em asteroide a conhecer os habitantes e o que eles tinham para lhes ensinar; os Exploradores percorreram os planetas à procura de virtudes que os tornassem mais capazes de cativar; nos Pioneiros a ideia-chave foi “eu não preciso de ti, e tu não precisas de mim… mas se tu me cativares e se eu te cativar, ambos precisaremos um do outro!”; e na IV construíram-se asteroides com as características de cada Caminheiro, para no final se unirem a preencher a galáxia que é o espírito de Rover Regional.

No final do dia, na eucaristia, ficou a ideia para que cada um se deixe “cativar pelos outros e por Jesus” de forma a encontrar “o caminho para se ser feliz”. O Bispo Diocesano, D. Virgílio Nascimento, trouxe ainda três palavras de reflexão: cativar, sonho e sabedoria: “O convite é para que tenham sonhos largos! Sonhos de futuro, de bem-estar com os outros, de bem-estar com o mundo em que vivem, verdadeiros sonhos de vida e felicidade, que nos ensinam a amar indiscriminadamente todas as pessoas e nos ensinam a seguir Jesus Cristo.” No final do Dia da Região, o Chefe Regional de Coimbra, Luís Coelho, reforçou estas ideias em torno do tema «Cativar», fazendo votos de um ano vivido segundo os ideais de B-P, cheio de atividades em contacto com a natureza.

Texto: Departamento Regional de Comunicação e Imagem

Fotografia: JR Coimbra

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *