Região do Porto dinamiza Encontro Regional de Chefes de Agrupamento

Não existe ensino que se compare ao exemplo!” (Baden Powell)

B-P lança o mote, ao fazer do exemplo o grande trunfo que cada um de  nós pode usar para cumprir da melhor forma a sua missão.

Sabendo do valor do papel dos Chefes de Agrupamento na vida e dinâmica dos  Agrupamentos e da importância do exemplo para as crianças, jovens e adultos que lhes são confiados, a Junta Regional convidou todos os Chefes de Agrupamento e Chefes de Agrupamento Adjuntos para o Encontro Regional de Chefes de Agrupamento (ERCA), que decorreu no dia 18 de setembro, nos terrenos anexos à sede do Agrupamento 640 de Santa Maria da Feira.

80 Dirigentes aceitaram o desafio de viver o dia, dedicado à sua missão enquanto Chefes de Agrupamento, tendo sido divididos em oito grupos de trabalho onde foram discutidos temas de interesse para os Chefes de Agrupamento e seus Adjuntos tais como: Protocolo; Gestão de equipas e conflitos; Envolvimento na Comunidade; Captação e fixação de elementos; Animação da Fé; Missão do Chefe de Agrupamento; Três boas práticas.

Durante a tarde, num ambiente bucólico e relaxante, tendo como cenário de fundo o Castelo de Vila da Feira, os participantes foram rodando pelos diversos workshops, animados por empenhados e competentes formadores da região.

Em jeito de encerramento, as diversas equipas reuniram-se para partilhar uns com os outros as conclusões desta tarde de trabalho, tendo Bento de Sousa Lopes, Chefe Regional do Porto, aproveitado a oportunidade para agradecer a participação e o empenho demonstrado pelo participantes em aprender e referiu que “é necessário ser dotado de uma dose de espírito de sacrifício considerável pois o cargo de Chefe de Agrupamento é um cargo muitas vezes solitário, difícil de desempenhar e que exige constante trabalho para, como primeiro e principal formador do Agrupamento, projetar experiências e preparar ações mais eficazes que permitirão o surgimento de novos comportamentos”.

Após o jantar, confecionado e servido pelos elementos do Agrupamento 640, seguiu-se a atuação de um grupo musical, que permitiu aos participantes, seguindo todas as regras de segurança em vigor, descontrair e celebrar.

Texto e fotografia: Manuel Joaquim

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Inscrições para o 26.º Jamboree Mundial abrem a 15 de dezembro

O maior acampamento do mundo vai regressar e aproxima-se a passos largos: o 26.º Jamboree Mundial do Escutismo realiza-se em 2027, em Gdańsk, Polónia. As inscrições para o contingente português decorrem entre 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade