
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
“Não existe ensino que se compare ao exemplo!” (Baden Powell)
B-P lança o mote, ao fazer do exemplo o grande trunfo que cada um de nós pode usar para cumprir da melhor forma a sua missão.
Sabendo do valor do papel dos Chefes de Agrupamento na vida e dinâmica dos Agrupamentos e da importância do exemplo para as crianças, jovens e adultos que lhes são confiados, a Junta Regional convidou todos os Chefes de Agrupamento e Chefes de Agrupamento Adjuntos para o Encontro Regional de Chefes de Agrupamento (ERCA), que decorreu no dia 18 de setembro, nos terrenos anexos à sede do Agrupamento 640 de Santa Maria da Feira.
80 Dirigentes aceitaram o desafio de viver o dia, dedicado à sua missão enquanto Chefes de Agrupamento, tendo sido divididos em oito grupos de trabalho onde foram discutidos temas de interesse para os Chefes de Agrupamento e seus Adjuntos tais como: Protocolo; Gestão de equipas e conflitos; Envolvimento na Comunidade; Captação e fixação de elementos; Animação da Fé; Missão do Chefe de Agrupamento; Três boas práticas.
Durante a tarde, num ambiente bucólico e relaxante, tendo como cenário de fundo o Castelo de Vila da Feira, os participantes foram rodando pelos diversos workshops, animados por empenhados e competentes formadores da região.
Em jeito de encerramento, as diversas equipas reuniram-se para partilhar uns com os outros as conclusões desta tarde de trabalho, tendo Bento de Sousa Lopes, Chefe Regional do Porto, aproveitado a oportunidade para agradecer a participação e o empenho demonstrado pelo participantes em aprender e referiu que “é necessário ser dotado de uma dose de espírito de sacrifício considerável pois o cargo de Chefe de Agrupamento é um cargo muitas vezes solitário, difícil de desempenhar e que exige constante trabalho para, como primeiro e principal formador do Agrupamento, projetar experiências e preparar ações mais eficazes que permitirão o surgimento de novos comportamentos”.
Após o jantar, confecionado e servido pelos elementos do Agrupamento 640, seguiu-se a atuação de um grupo musical, que permitiu aos participantes, seguindo todas as regras de segurança em vigor, descontrair e celebrar.
Texto e fotografia: Manuel Joaquim
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference
Uma resposta
Um exemplo a seguir para as outras regiões, e quiçá, pela junta central.😉
Canhotas
Raposa do Laranjal – 1293