Região Europeia do Escutismo reúne para discutir educação sobre Direitos Humanos

O CNE esteve representado no evento O Poder da Educação sobre Direitos Humanos (The Power of Human Rights Education), promovido pela Região Europeia do Escutismo, que decorreu em Kandersteg, na Suíça, entre os dias 18 e 22 de maio.

O Escutismo tem como objetivo formar os seus jovens com conhecimentos, capacidades e atitudes que os equipem para se tornarem cidadãos responsáveis, contribuindo ativamente nas comunidades em que estão inseridos. Atualmente com mais de 2 milhões de escuteiros em 40 países europeus, é fundamental que o movimento ofereça uma educação relevante e positiva na educação dos seus jovens.

Com este objetivo em mente, o projeto pela Educação sobre Direitos Humanos surge para promover o envolvimento dos direitos humanos na educação não formal que o Escutismo oferece.

O evento reuniu 21 jovens vindos de 16 países europeus para iniciarem um diálogo sobre o papel do Escutismo na Educação sobre Direitos Humanos. Este foi o primeiro passo num plano a longo prazo de incorporar a Educação sobre Direitos Humanos nas atividades das Organizações Escutistas Nacionais por toda a Europa.

Ao longo da semana, os participantes aprofundaram o seu conhecimento e competências através de atividades em grupo, nas quais aplicaram recursos e materiais desenhados em torno da educação sobre direitos humanos. No terceiro dia, os participantes visitaram o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Office of the United Nations High Commissioner for Human Rights), em Geneva. Foi uma oportunidade única para conversar com especialista e aprender com a entidade das Nações Unidas dedicada aos direitos humanos.

Perante as difíceis realidades vividas atualmente na Europa, as organizações escutistas têm tomado um papel importantíssimo no serviço prestado aos seus países. Eventos como O Poder da Educação sobre os Direitos Humanos são essenciais no crescimento do movimento, pois proporcionam a partilha de experiências entre escuteiros que trabalham ativamente para tornar o mundo melhor do que o encontraram, promovendo os Direitos Humanos e a paz.

Texto: Margarida Rodrigues – Coordenadora da Equipa de Igualdade de Género, Inclusão do CNE.

Foto: © WOSM/Werbeberg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).