Reposto em Coimbra o Busto de BP

Busto vandalizado há um ano foi reposto na manhã deste sábado, 12 de junho.

A iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, e do Agrupamento 162 – Santa Clara, vem repor a homenagem que ali se presta há mais de quinze anos ao Fundador, com a escultura do artista Armando Martinez.

O evento aconteceu este sábado, 12 de junho, ao meio-dia, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão, do Chefe Nacional, Ivo Faria e do Chefe Regional de Coimbra, Luís Coelho, que se juntaram ao Chefe de Agrupamento João França e aos restantes escuteiros do Agrupamento 162 – Santa Clara para descerrar a obra. Estiveram também presentes representantes da Fraternidade Nuno Álvares, do Agrupamento 796 – Bordalo e alguns convidados, em número reduzido devido à pandemia.

O Chefe Regional de Coimbra considera a reposição da obra “uma atitude de extrema importância para repor a verdade e justiça”, classificando como “mais que merecida” a homenagem ao homem que fundou este movimento que “promove a tolerância e solidariedade em todo o mundo”.

“Hoje estamos aqui a relembrar que BP nos ensinou que devemos contribuir para que os nossos jovens cresçam felizes úteis e saudáveis, no sentido de desenvolver um sentido de cidadania ativa”, disse o Chefe Nacional, considerando ainda que “num ano em que o Escutismo está nomeado para o Prémio Nobel da Paz, faz todo o sentido que continuemos a trabalhar sempre em prol de um mundo mais feliz e mais justo, sempre a partir das comunidades locais”.

Manuel Machado lembrou que no surgimento do Escutismo, BP considerava que “é melhor criar os jovens para a cidadania do que criar os homens para o combate para uma possível guerra futura”, e que nessa altura houve a coragem de “plantar uma sementeira que nós, um século depois, colhemos – a estima pelo ambiente, pela formação cívica, pela saúde, pela solidariedade, por aprender”. Congratulou ainda os escuteiros dos Agrupamentos locais, 162 – Santa Clara e 796 – Bordalo: “estão de parabéns por, não só no dia-a-dia como em tempos de aflição, em tragédias ou acidentes, os seus escuteiros estarem sempre disponíveis para ajudar a que haja uma vida melhor no nosso concelho”.

No final, os escuteiros juntaram-se para a fotografia da praxe em frente à nova escultura ali colocada, antes de seguirem para cumprir o restante programa deste grande dia de festa do agrupamento no qual os noviços e aspirantes fizeram a sua Promessa.

Texto e imagens:
Tony Pascoalinho
Departamento Regional de Comunicação e Imagem – Junta Regional de Coimbra

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *