Roverway 2024: Contingente português realizou encontro de preparação

Nos passados dias 27 e 28 de abril, o contingente português para o Roverway 2024 reuniu-se no Parque Nacional da Costa da Caparica para preparar a sua aventura “A Norte do Comum”, a decorrer na Noruega entre 22 de julho e 2 de agosto.

O encontro de contingente tem como principais objetivos dar alguma formação relativamente à participação numa atividade internacional, apresentar a CMT (Contingent Management Team) e recolher dúvidas e anseios dos participantes quanto ao que os espera este verão. 

Mas este fim de semana foi, acima de tudo, uma oportunidade para criar espírito de contingente, começar a forjar os laços que se irão fortalecer em terras norueguesas, e despertar o viking interior dentro de cada um. Os momentos de quebra-gelo e interação foram muitos, desde desafios por tribo (muitas das quais serão constituídas por elementos de diferentes clãs que ainda não se conheciam) a olimpíadas nórdicas reino contra reino (subcampos criados para o propósito da atividade). 

Nas formações, contámos com a presença do Chefe Nacional, Ivo Faria, que até hoje não falhou um único Roverway (desde Portugal em 2003, à Holanda em 2016, passando ainda por Itália, Islândia, Finlândia e França). Para além de um pouco de contexto e história sobre esta atividade para “rovers” europeus, os workshops permitiram partilhar mais sobre o que nos espera na Noruega (do campo central à alimentação), a atitude esperada de um caminheiro em atividade, curiosidades sobre o país e a cultura. Houve ainda tempo reservado especificamente para os APLs (adult patrol leaders, os dirigentes que vão acompanhar as tribos) e ISTs (international staff team, candidatos e dirigentes que vão ajudar a organização).

O dia de sábado acabou com um fogo de conselho, repleto de partilhas de jogos e gritos dos diferentes clãs, e culminou com uma reflexão individual sobre a oportunidade que é fazer parte de uma atividade desta dimensão e com foco no contributo que cada participante trará para esta viagem. Infelizmente, este ano a participação no Roverway foi inesperadamente limitada, reforçando a necessidade de agradecer e saborear cada momento desta jornada.

Outro ponto alto da atividade foi ainda a distribuição dos kits de contingente, cujo design foi idealizado e apresentado pelo Salvador Magrinho, do agrupamento 1354, São Julião da Barra. O merchandising português permite a identificação do contingente durante a atividade e tende a ser altamente cobiçado pelos participantes de outros países. Este ano não foi exceção e já nos caíram pedidos de trocas pelo Instagram. Um grande obrigado ao Salvador pelo seu contributo!

E um obrigado ainda a cada participante que permitiu dar vida a este primeiro momento de contingente. Tivemos caminheiros de todas partes (com o vencedor da maior distância percorrida proveniente de Lamego), a união entre CNE e AEP foi muita rica e natural, e a energia no ar indica que a Noruega… promete!

Texto: Beatriz Vivar.

Fotos: CMT.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.