Santarém acolheu o Conselho Consultivo Nacional

Realizou-se no passado fim-de-semana o Conselho Consultivo Nacional, no Centro Escutista da Herdade dos Gagos, em Almeirim, Região de Santarém.

O Conselho Consultivo foi convocado pelo Chefe Nacional, que enviou convite a todos os Chefes Regionais, e Órgãos Nacionais, para se reunirem de 25 a 27 de junho.

Com a presença de quinze das vinte Regiões escutistas, o Conselho teve início às 9H30 de sábado, dia 27 de junho. A Junta Central ouviu os Chefes Regionais sobre diversos assuntos, de que se salientam os resultados provisórios dos censos 2021, que foram analisados por todos; a retoma das atividades presenciais, com um pequeno resumo sobre o desenvolvimento em cada Região, feito por cada Chefe Regional; o ponto de situação do Projeto Bolota; o que já está a ser preparado para as comemorações do Centenário do CNE; e o Chefe de Acampamento Nacional fez a apresentação do Acanac’22 e foi desvendado o jogo pedagógico FOCA o futuro, de cuja participação depende a qualificação das Unidades para o Acanac.

Após o almoço, os Chefes Regionais e a Junta Central retomaram os trabalhos, divididos em três grupos, com a missão de construir uma dinâmica para o Fórum do Centenário, abordando temas sobre que Escutismo vamos ter, que Escutismo queremos ter e o que imaginamos que o Escutismo irá ser, no segundo centenário.

Após a apresentação em plenário das conclusões dos três grupos, seguiram-se algumas apresentações por parte da Junta Central, com destaque para a apresentação sobre a área da comunicação do CNE, nomeadamente sobre a reformulação dos diversos sites escutismo.pt e a apresentação do trabalho da Equipa Nacional do Planeamento.

No domingo, os Chefes Regionais e a Junta Central, juntaram-se ao Conselho Regional da Região e participaram na Eucaristia, em Santarém, que foi presidida pelo Senhor Bispo de Santarém, Dom José Traquinas, e que antecedeu uma visita guiada pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém, à Cidade de Santarém, cujos primeiros vestígios documentados da ocupação humana remontam ao século VIII A.C.

O encontro que se realizou em regime de Acampamento, no novo Centro Escutista da Herdade dos Gagos, terminou na cantina do Seminário de Santarém com uma saborosa Sopa da Pedra.

Texto e fotografia: Teresa Loja
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *