Ser explorador no Acanac: Por terras de Idanha-a-Nova

Um novo dia surgiu no Centro Nacional de Atividades Escutistas. Ainda bastante ensonados, os Exploradores deixaram as suas tendas para preparar o pequeno-almoço que lhes daria energia para um novo dia.

Divididos pelas suas famílias (conjuntos de patrulhas de vários agrupamentos), rumaram a Idanha-a-Nova. Uma vez lá, percorreram as ruas até chegarem perto do Posto dos Correios onde realizaram o Registo dos Cavaleiros. Uma vez registados, chegou o momento de iniciarem A Ordem do Templo, seguindo as recomendações dos dirigentes: “Guias, responsabilidade acima de tudo!”.  Esta atividade consistiu num jogo de cidade que durou todo o dia e, através do qual puderam conhecer os diversos locais emblemáticos da vila tais como o Recinto das Freiras, Igreja de S. Francisco de Assis, Centro Cultural Raiano, Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, Estúdio de Teatro Ajidanha, Câmara Municipal entre outros, testando os seus conhecimentos através da resolução de diversas charadas e desafios.

Sobre esta passagem por Idanha-a-Nova, Leonor Gonçalves do agrupamento 120 Fundão contou-nos: “Gostei muito. Nunca tinha visto adufes”. Lili Henriques, também do agrupamento do Fundão referiu: “Gostei muito do espaço, é muito verde, tem muitos jardins”. Também Maria Gomes, do agrupamento 869-São Martinho do Porto partilhou:” as casas da aldeia são diferentes, têm o seu género e são muito bonitas”.

Uma vez terminado o jogo de cidade, os cavaleiros foram presenteados com um jantar na vila, um magnífico porco no espeto e, de seguida, voltaram a campo para participarem numa mega Glow Party que juntou exploradores de todos os acampamentos na arena principal. Num clima de muita animação os exploradores puderam libertar a sua energia da maneira mais divertida: dançando!

Texto Carolina Figueiredo

Fotografias de Rui Pereira e Cláudio Noy.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade