Ser explorador no Acanac: Por terras de Idanha-a-Nova

Um novo dia surgiu no Centro Nacional de Atividades Escutistas. Ainda bastante ensonados, os Exploradores deixaram as suas tendas para preparar o pequeno-almoço que lhes daria energia para um novo dia.

Divididos pelas suas famílias (conjuntos de patrulhas de vários agrupamentos), rumaram a Idanha-a-Nova. Uma vez lá, percorreram as ruas até chegarem perto do Posto dos Correios onde realizaram o Registo dos Cavaleiros. Uma vez registados, chegou o momento de iniciarem A Ordem do Templo, seguindo as recomendações dos dirigentes: “Guias, responsabilidade acima de tudo!”.  Esta atividade consistiu num jogo de cidade que durou todo o dia e, através do qual puderam conhecer os diversos locais emblemáticos da vila tais como o Recinto das Freiras, Igreja de S. Francisco de Assis, Centro Cultural Raiano, Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, Estúdio de Teatro Ajidanha, Câmara Municipal entre outros, testando os seus conhecimentos através da resolução de diversas charadas e desafios.

Sobre esta passagem por Idanha-a-Nova, Leonor Gonçalves do agrupamento 120 Fundão contou-nos: “Gostei muito. Nunca tinha visto adufes”. Lili Henriques, também do agrupamento do Fundão referiu: “Gostei muito do espaço, é muito verde, tem muitos jardins”. Também Maria Gomes, do agrupamento 869-São Martinho do Porto partilhou:” as casas da aldeia são diferentes, têm o seu género e são muito bonitas”.

Uma vez terminado o jogo de cidade, os cavaleiros foram presenteados com um jantar na vila, um magnífico porco no espeto e, de seguida, voltaram a campo para participarem numa mega Glow Party que juntou exploradores de todos os acampamentos na arena principal. Num clima de muita animação os exploradores puderam libertar a sua energia da maneira mais divertida: dançando!

Texto Carolina Figueiredo

Fotografias de Rui Pereira e Cláudio Noy.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).