Serviço à comunidade marcou as comemorações dos 103 anos do CNE

Este ano “Uma Missão, Um Compromisso com a Comunidade” foi o mote para celebrar a festa dos 103 do Corpo Nacional de Escutas. A cidade de Leiria recebeu escuteiros de vários pontos do país, para juntos desenvolverem ações de serviço.

Desde cedo começaram a chegar à cidade de Leiria os mais de 500 escuteiros que aceitaram este convite, para juntos virem festejar os 103 anos do CNE, onde as atividades estiveram centradas no serviço à comunidade local.

Num ano particularmente desafiante para o concelho de Leiria, marcado pelos impactos da tempestade que afetou a região, o CNE escolheu assinalar a efeméride de forma diferente, colocando em prática um dos pilares fundamentais do Escutismo: Servir. Esta iniciativa enquadrou-se também nas celebrações do Ano Internacional do Voluntariado, reforçando o compromisso dos escuteiros com a construção de comunidades mais resilientes e solidárias.

Após o check in dos participantes, os Lobitos e Exploradores participaram em jogos onde foram desafiados a descobrir Leiria, a cuidar simbolicamente do território, a proteger os recursos essenciais e ultrapassar riscos, trabalhando em equipa.

Já os Pioneiros e Caminheiros foram chamados a desempenhar um papel mais ativo, onde em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, desenvolveram diversas ações de serviço comunitário distribuídas pelo concelho. Estas atividades procuraram responder a necessidades concretas identificadas, preparando assim, para a época de incêndios, uma preocupação crescente para a região.

Santiago Ramalho, Pioneiro do Agr. 877 de Pousos, esteve a fazer serviço na limpeza da Mata de Marrazes, que foi muito fustigado pela tempestade. No final deixou ainda o desejo do CNE continuar a fazer um bom trabalho e a fomentar a Fé dentro de cada escuteiro. Já Sara Guerra, do Agr. 194 da Batalha, esteve na equipa de animação e foi com entusiasmo que aceitou este desafio, esteve fora de Portugal e esta foi a primeira atividade que está a participar. Para Sara o escutismo é uma Fraternidade, e nunca nos devemos esquecer da nossa missão de entreajuda, pautado por este sentido de serviço.

Do Agrupamento de Barcouço, a Laura já há algum tempo que queria ter vindo ajudar, e aproveitou esta oportunidade para fazer serviço, relembrando a frase de B-P “Deixa o mundo um pouco melhor do que o encontraste”.

Mais do que uma celebração festiva, o 103º aniversário do CNE transformou-se numa verdadeira ação nacional de serviço, evidenciando o impacto positivo que um conjunto de jovens podem gerar quando colocam o seu tempo e energia ao serviço da comunidade.

Pedro Nogueira, Chefe Regional de Leiria-Fátima foi com alegria que acolheu esta atividade, reforçando que “o desafio inicial foi criarmos aqui um aniversário que fosse um misto de festa com serviço e isso alegrou-nos muito porque voltámos a dar mais uma vez alegria às populações da nossa região e era também a nossa intenção, podermos colaborar com a nossa população uma vez mais.”

Para este aniversário deixou a mensagem “primeiro, parabéns a todos porque estamos todos de parabéns, e que esta atividade e este serviço, continue a desafiar os nossos jovens a fazer serviço, mantendo-se nos próximos 100 anos, sempre alerta para servir”.

Após a conclusão das atividades, decorreu um porto de honra na Ludoteca de Leiria, onde marcaram presença diversas entidades, chefes regionais, e convidados ligados ao escutismo.

O Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes marcou presença nesta cerimónia. Em entrevista à Flor de Lis além dos parabéns ao Corpo Nacional de Escutas, fez ainda questão de salientar “São 103 anos de formação de jovens e crianças, com um legado impressionante em termos daquilo que é a participação cívica e servir a comunidade. E o meu desejo de parabéns é que esta energia, esta missão, continue a ser desenvolvida com o mesmo entusiasmo como fizeram até aqui”.

Inês Graça, Secretária Nacional dos Projetos, responsável da atividade explicou o principal objetivo na preparação deste ano “Nós quisemos com este aniversário unir a celebração pelo CNE, com aquilo que damos à comunidade, e com aquilo que fazemos de melhor. Estarmos também este ano 2026, o Ano Internacional do Voluntário, estamos aqui a celebrar três coisas: o CNE, a nossa ligação com a comunidade e o Ano Internacional do Voluntário.

Todos os participantes e convidados reuniram-se no parque da Almoinha, para participar na grande festa de aniversário. Além de vários momentos de animação, a festa contou com os Parabéns, e com animação musical do grupo “Red” que encerraram este aniversário.

Os 103 anos do CNE ficou assim marcado com um dia repleto de alegria do reencontro, mas sobretudo pela dedicação ao próximo, os escuteiros demonstraram que o melhor presente para assinalar 103 anos de história continua a ser o mesmo que inspirou as gerações anteriores: deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram.

Texto: Susana Micaela Santos.

Fotografias: Gonçalo Pinto, António Rendeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade