servYcet – Descobre o universo que há em TI!

O Campo Escutista de Tavira localizado na Mata Nacional da Conceição de Tavira acolheu nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2022 a segunda edição da ServYcet, uma atividade de serviço para todos os caminheiros e companheiros da Região e dirigentes do Algarve.

Os escuteiros viveram o imaginário de uma viagem espacial, onde o grupo foi dividido em constelações e todos eles eram astronautas que iriam percorrer o universo em busca da galáxia que há em si. A ServYcet inseriu-se nas comemorações do centenário do CNE, possibilitando a obtenção da chapinha referente à natureza para todos os participantes. 
Com a participação de caminheiros e dirigentes dos agrupamentos do 98 – Faro, 100 – Tavira, 173 – Lagos, 413 – Ferragudo, 598 – Armação de Pêra, 714 – Albufeira, 1174 – Boliqueime, 1200 – Quelfes, 1201 – Conceição de Faro, 1339 – São Bartolomeu de Messines e também da Iª companhia de Guias de Tavira, num total de 41 participantes, foram desenvolvidas dinâmicas realizadas nas tripulações atribuídas na atividade.
Cada tripulação foi desafiada a viver o imaginário da atividade, sendo-lhes atribuídas constelações que tinham de alcançar ao longo do fim-de-semana e descobrir o que lá existia. Durante o dia de sábado, as várias tripulações foram divididas em serviços ao Campo Escutista de Tavira, nomeadamente a construção da arena principal de fogo de conselho, a construção da arena secundária de fogo de conselho, a vedação do lago e a construção de um alpendre para lenha, tornando assim o CET um campo escutista mais acolhedor, seguro e atrativo para todos os escuteiros. 
O Domingo ficou marcado por um momento intergeracional, onde foi lançado o desafio à Associação Lado a Lado, da cidade de Tavira, a trazer os seus utentes, seniores de várias idades, a passar uma manhã no Campo Escutista de Tavira com os nossos escuteiros. Todos os participantes foram divididos pelas várias tarefas de preparação deste convívio como a confeção do almoço e sobremesas, a elaboração de decorações para o arraial e a criação de animações e recordações para os seniores. Este foi sem dúvida um momento especial para os nossos escuteiros e para os seniores da Associação Lado a Lado, pois desta forma terminaram a sua viagem entre galáxias conhecendo os moradores mais antigos das constelações onde aterraram e aprendendo com eles. 
A segunda edição desta atividade revela ser uma mais valia para a construção do Campo Escutista de Tavira, o único Campo Escutista do Corpo Nacional de Escutas no Algarve, inserido no Perímetro Florestal da Mata Nacional da Conceição de Tavira, com capacidade de albergar atividades escutista até 1100 participantes. 
 

Texto e Fotografias: Luís Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »