Simpósio Entre Linhas: Um espaço de reflexão

A Escola Superior Agrária de Coimbra recebeu este fim de semana o Simpósio “Lugares da afetividade e sexualidade na configuração da identidade humana”, do projeto Entre Linhas. Um espaço de reflexão e debate onde muitos dirigentes do Corpo Nacional de Escutas marcaram presença.

Entre os dias 28 e 29 de janeiro, a Escola Superior Agrária de Coimbra, recebeu o Simpósio “Lugares da afetividade e sexualidade na configuração da identidade humana”, um encontro que permitiu a reflexão e o debate sobre a sexualidade e afetividade humana para que, como indica o chefe nacional adjunto do Corpo Nacional de Escutas (CNE), se possa acabar com «as zonas sombras», para que o CNE possa ser «uma associação de portas abertas para todos, onde os dirigentes sejam formados sobre as questões da atualidade e atentos aos jovens de hoje». Paulo Pinto explica ainda que o CNE se destaca pelo seu «programa educativo que faz um desenvolvimento integral dos jovens, incluindo da área da afetividade», contudo, como o próprio reflete, «os nossos dirigentes têm alguma dificuldade em fazer a correlação entre a afetividade, a sexualidade e a fé em Jesus Cristo».

Neste sentido, o projeto Entre Linhas, quer dar respostas às chamadas «zonas sombras», onde muitos dos educadores do Corpo Nacional de Escutas, se veem diariamente sem respostas.

Durante o fim de semana, todos os presentes, escuteiros e educadores de outras realidades eclesiais, refletiram no Lugar das Ciências, numa conferência plenária da Dra. Susana Sá, onde se compreendeu a composição neurobiológica do ser humano no que a afetividade e sexualidade diz respeito. Seguiu-se o Lugar da Sociologia e da Política, em que se apresentou um estudo sociológico de Maria Manuel Vieira, intitulado “Olhar a realidade e interpelações educativas”. Na tarde de sábado, foi possível ainda abordar os Lugares de Concretização, com exemplos práticos de atividades para jovens criadas no Entre Linhas, nos módulos de formação, EMRC e Famílias. Para terminar o dia, falou-se ainda do Lugar da Antropologia, em que Miguel Vale Almeida, Inês Espada Vieira e João Duque falaram sobre várias perspetivas antropológicas.

No domingo, o dia começou com o “Lugar da Reflexão Cristã”, com uma conferência plenária do Pe. Jorge Cunha, sobre Teologia Moral. Em todos estes lugares, houve espaço para conversas cruzadas, em que diversos especialistas falaram abertamente sobre a influência de cada uma destas áreas na constituição do indivíduo.

Para o chefe nacional, Ivo Faria, o projeto Entre Linhas é «muito importante para nós, principalmente porque nos ajuda a refletir e avançar, e nos ajuda também a melhorar o que é a nossa ação junto dos jovens». O Simpósio é resultado de um projeto de católicos, de escuteiros católicos, não é um diálogo com a Igreja, mas sim um diálogo de Igreja. Como destaca o assistente nacional do CNE, Pe. Luís Marinho, o Simpósio mostrou «claramente que não podemos acabar aqui e há ainda um caminho de aprofundamento necessário, sempre dentro da Igreja e com a Igreja. É essencial, com outros parceiros e outras entidades, para crescermos juntos, e como foi dito, sabermos discernir. Isso não se resolve com nenhum documento, mas com um caminho feito em conjunto».

O projeto Entre Linhas tem o apoio da Fundação Porticus, conta com a parceria da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, o Secretariado Nacional da Educação Cristã, o Movimiento Scout Católico e a Conferência Internacional Católica do Escutismo – Região Europeia.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografias: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »