ou feliz No Tecoree Os adultos e o Tecoree

“Sou feliz… No Tecoree”: Os adultos e o Tecoree

O dia amanhece para todos no CNAE, mas entre o campo do Staff e o campo dos pioneiros está uma realidade de distância.

Os walkie-talkies emitem os seus típicos ruídos de falhas de rede, bips de inícios de prova e conversas cruzadas.

Mais de 140 adultos tornam possível a realização deste Tecoree. A par da equipa organizadora, os adultos têm funções como juízes e especialistas de prova e staff sendo que, os membros do staff desempenham diversas funções tais como socorrismo, cozinha, preparação de provas, … Todos contribuem para que o Tecoree seja uma atividade marcante já que, para muitos, é a primeira grande atividade em tempo de pandemia.

Procurámos saber o que motiva estes voluntários: “O que me faz querer ser staff é o espírito dos pioneiros, porque vê-se mesmo aqui um grande espírito, vê-se que mesmo os pioneiros que têm maiores dificuldades, põe-se mesmo à prova e procuram ultrapassar as suas dificuldades” contou-nos o Tiago Pereira do agrupamento 1008.

Uma das novidades deste ano deu-se ao nível dos especialistas de prova que foram maioritariamente caminheiros e, simultaneamente ex-participantes do Tecoree.

A boa disposição reinou ao longo de mais um dia. Durante a hora do calor realizou-se mais um bloco de workshops. Existiram momentos planeados para os participantes, mas também para os adultos que tiveram a oportunidade de saber mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Jamboree 2023 e Flor de Lis.

Após o jantar, realizou-se a esperada Festa de Campo onde houve a possibilidade de estampar t-shirts e marcar objetos com o símbolo do Tecoree.

Com o céu, a ursa maior e uma imensidão de pontos de luz que iluminavam o céu de Idanha, os inquilinos do CNAE voltaram aos seus abrigos para recuperar energias.

Texto: Carolina Figueiredo

Fotografia: Matilde Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade