ou feliz No Tecoree Os adultos e o Tecoree

“Sou feliz… No Tecoree”: Os adultos e o Tecoree

O dia amanhece para todos no CNAE, mas entre o campo do Staff e o campo dos pioneiros está uma realidade de distância.

Os walkie-talkies emitem os seus típicos ruídos de falhas de rede, bips de inícios de prova e conversas cruzadas.

Mais de 140 adultos tornam possível a realização deste Tecoree. A par da equipa organizadora, os adultos têm funções como juízes e especialistas de prova e staff sendo que, os membros do staff desempenham diversas funções tais como socorrismo, cozinha, preparação de provas, … Todos contribuem para que o Tecoree seja uma atividade marcante já que, para muitos, é a primeira grande atividade em tempo de pandemia.

Procurámos saber o que motiva estes voluntários: “O que me faz querer ser staff é o espírito dos pioneiros, porque vê-se mesmo aqui um grande espírito, vê-se que mesmo os pioneiros que têm maiores dificuldades, põe-se mesmo à prova e procuram ultrapassar as suas dificuldades” contou-nos o Tiago Pereira do agrupamento 1008.

Uma das novidades deste ano deu-se ao nível dos especialistas de prova que foram maioritariamente caminheiros e, simultaneamente ex-participantes do Tecoree.

A boa disposição reinou ao longo de mais um dia. Durante a hora do calor realizou-se mais um bloco de workshops. Existiram momentos planeados para os participantes, mas também para os adultos que tiveram a oportunidade de saber mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Jamboree 2023 e Flor de Lis.

Após o jantar, realizou-se a esperada Festa de Campo onde houve a possibilidade de estampar t-shirts e marcar objetos com o símbolo do Tecoree.

Com o céu, a ursa maior e uma imensidão de pontos de luz que iluminavam o céu de Idanha, os inquilinos do CNAE voltaram aos seus abrigos para recuperar energias.

Texto: Carolina Figueiredo

Fotografia: Matilde Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Inscrições para o 26.º Jamboree Mundial abrem a 15 de dezembro

O maior acampamento do mundo vai regressar e aproxima-se a passos largos: o 26.º Jamboree Mundial do Escutismo realiza-se em 2027, em Gdańsk, Polónia. As inscrições para o contingente português decorrem entre 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade