The Academy 2023

Decorreu entre os dias 14 e 19 de novembro o The Academy, na Alemanha, sendo Portugal representado por quatro escuteiros do CNE e duas guias da AGP.

Tomou lugar nos passados dias 14 a 19 de novembro o The Academy, em Wiesbaden, na Alemanha, tendo Portugal sido representado por quatro escuteiros do CNE e duas guias da Associação de Guias de Portugal (AGP). Esta atividade é organizada anualmente pelas Regiões Europeias da WOSM e da WAGGGS com o propósito de formar os participantes em diversas áreas de interesse para as suas organizações e ainda de criar a contactos entre escuteiros e associações dos países Europeus.

Neste evento multidisciplinar, foram abordados diversos temas como liderança, sustentabilidade, flexibilidade emocional, gestão de projetos, o papel do escutismo em tempos de crise na sociedade, educação para a paz, entre outros. Nalguns dos temas abordados ao longo do evento, Portugal já é um exemplo, mas a partilha de experiências entre associações permite identificar áreas a melhorar e, acima de tudo, como o fazer, seguindo exemplos de boas práticas.

Pode-se mesmo dizer que esta partilha é a essência do The Academy e revelou-se muito enriquecedora não só entre países, mas também dentro do nosso país. A colaboração entre a WOSM e a WAGGGS no planeamento conjunto deste evento é o exemplo vivo do benefício da colaboração. Os escuteiros aprendem com as guias e vice-versa. Também em Portugal esta colaboração pode ser positiva, não só em número, mas principalmente na colaboração assente em valores comuns e partilha de boas práticas entre associações.

Além disso, outro dos aspetos positivos mais refletido neste evento foi a colaboração intergeracional. Cada vez mais jovens estão a assumir papéis em cargos nas associações, o que faz sentido, tendo em conta o público-alvo do movimento escutista. Esta atividade provou que “no meio é que está a virtude” e que os mais velhos têm muito a aprender com os mais novos, mas estes também têm muito a aprender com quem tem mais experiência.

Por fim, além da aprendizagem não-formal adquirida nas sessões programadas do The Academy, existiu uma forte componente intercultural. Por um lado, uma partilha da cultura alemã, através de um fogo de conselho nas suas tradicionais tendas khote, uma noite alemã com a possibilidade de aprender sobre o escutismo no país e jogar alguns jogos tradicionais. Por outro lado, uma grande partilha entre países através de conversas informais e da noite internacional.

Assim, deste evento trazem-se para o movimento uma grande lista de boas-práticas possíveis de ser aplicadas aos níveis locais e nacionais, a vontade de colaboração entre associações e gerações para a construção de um mundo melhor.

Texto: Pedro Gonçalves, Beatriz Lima, Gonçalo Pereira, Daniel Silva

Fotografias: Till Sanders e Pascal Grüger

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.