Triumphum – Torneio de Técnica Escutista da IV Secção

O Penha Centro Escutista de Guimarães recebeu a primeira edição do Triumphum, um torneio de técnica escutista dirigido à IV secção.

Decorreu nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro no Penha Centro Escutista de Guimarães, o Triumphum – Torneio de Técnica Escutista da IV com a presença de cinquenta caminheiros de diversas regiões de Portugal e da Suíça.

Ao longo dos 3 dias de torneio, foram abordados diversos temas: orientação, nós e amarrações, socorrismo, cozinha selvagem, códigos e cifras, sistema de patrulhas e sobrevivência, para além de vários workshops com temas como “Aprender fazendo”, “Manuseamento de lâminas” e “Cozinha selvagem”.

Para Sara Rio, Coordenadora da primeira edição do Triumphum, este foi “um torneio de vivências, de partilha, a oportunidade de fazer novas amizades e carregar as nossas mochilas de novas experiências e aprendizagens, para além do contacto com os vários dirigentes que nos ajudaram a concretizar este desafio: planear e organizar o Triumphum, o Torneio de Técnica Escutista para Caminheiros”.

Para os vários Caminheiros que participaram nesta 1ª edição do Triumphum, este torneio permitiu pôr em prática muitos dos conhecimentos em técnica escutista, obtidos nos últimos anos. O fortalecimento do espírito de tribo e a superação dos desafios propostos pela organização foram resultado do sucesso deste torneio, alicerçado pela qualidade das provas, pelo local escolhido para a realização e pelo compromisso de empenho assumido por todos os participantes.

Hélder Martins, Coordenador Adjunto da primeira edição do Triumphum, assegurou que “o espírito, a alegria, a vontade de aprender e a motivação para superar os desafios propostos para esta atividade, foram a chave para o sucesso do 1º Triumphum”.

Para o Candidato a Dirigente João Matos, membro da equipa organizadora, o Triumphum foi uma atividade especial com um conjunto de desafios que apelaram à superação pessoal já que, esta foi a primeira oportunidade que teve como Responsável de Atividades.

Para os Caminheiros, Companheiros e Aeronautas que não tiveram oportunidade de participar nesta primeira Cruzada, não desanimem, mais Cruzadas se aproximam… Fiquem atentos às redes sociais da Triumphum – Torneio Escutista da IV.

Texto e Fotografias: Mariana Rodrigues

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »