Dirigiram-se à cidade de Valongo aproximadamente 130 caminheiros e 20 dirigentes, prontos para embarcar numa jornada física e espiritual desafiadora.
Construído a partir da troca de cartas entre Paulo de Tarso e M, o TAMEFED foi uma atividade enriquecedora que permitiu que os participantes vivessem e aprofundassem a fé e a espiritualidade.
Sob o mote: “lembra-te ao chegar, que as estradas são para ir”, os caminheiros aceitaram o desafio de percorrer “as estradas da vida”, ultrapassando a Insatisfação e as “Tempestades próprias da sua idade, questionando-se do que são Capazes. Foram desafiados a fazer, não só planos para o amanhã, mas para o Agora para que no final possam construir um “Bom Destino”.
Organizados em quatro Montes – “Insatisfação”, “Menina”, “Tempestade” e “Do que Sou Capaz” – os participantes percorreram um caminho voltado para a autodescoberta. Durante a jornada, os caminheiros foram desafiados a enfrentar não apenas as adversidades físicas do percurso, mas também a confrontarem as suas próprias verdades, valores e sonhos. Ao longo da atividade, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar relatos inspiradores de crescimento pessoal e de superação.
Os caminheiros foram ainda convidados a viver plenamente a mística da IVª Secção, numa atividade de serviço: desde animações eucarísticas até à recolha de lixo, os participantes arregaçaram as mangas e derem de si ao outro, procurando assim deixar o Mundo um pouco melhor do que encontraram!
No final destes 4 dias intensos, os Caminheiros foram encorajados a partir sem medo, a espalhar as suas palavras com confiança e a percorrerem sempre os seus sonhos, sabendo que teriam ao lado S. Paulo, presente em cada decisão.
Apesar de todo o imaginário construído ao redor do “Tudo ao Monte e Fé em Deus”, é importante destacar que este imaginário teve como base algo muito concreto, real e acessível a todos: a incrível obra da cantora Márcia (@marcia__ig). Aproveitamos para agradecer publicamente à Márcia por permitir a utilização das suas letras, que contribuíram significativamente para o enriquecimento deste imaginário.
Esta atividade não só fortaleceu os laços entre os participantes, mas também reforçou o compromisso da Junta Regional do Porto com o desenvolvimento pessoal e espiritual dos caminheiros, solidificando assim a importância de eventos que promovem o crescimento individual e coletivo.
Que de agora em diante possamos carregar connosco a certeza de que as estradas são feitas para serem percorridas, e cada passo que damos é uma declaração do poder intrínseco dos nossos sonhos!