Tudo ao Monte e Fé em Deus

Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro decorreu mais uma edição do Tudo ao Monte E Fé em Deus, promovido pela Junta Regional do Porto.

Dirigiram-se à cidade de Valongo aproximadamente 130 caminheiros e 20 dirigentes, prontos para embarcar numa jornada física e espiritual desafiadora.

Construído a partir da troca de cartas entre Paulo de Tarso e M, o TAMEFED foi uma atividade enriquecedora que permitiu que os participantes vivessem e aprofundassem a fé e a espiritualidade.

Sob o mote: “lembra-te ao chegar, que as estradas são para ir”, os caminheiros aceitaram o desafio de percorrer “as estradas da vida”, ultrapassando a Insatisfação e as “Tempestades próprias da sua idade, questionando-se do que são Capazes. Foram desafiados a fazer, não só planos para o amanhã, mas para o Agora para que no final possam construir um “Bom Destino”.

Organizados em quatro Montes – “Insatisfação”, “Menina”, “Tempestade” e “Do que Sou Capaz” – os participantes percorreram um caminho voltado para a autodescoberta. Durante a jornada, os caminheiros foram desafiados a enfrentar não apenas as adversidades físicas do percurso, mas também a confrontarem as suas próprias verdades, valores e sonhos. Ao longo da atividade, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar relatos inspiradores de crescimento pessoal e de superação.

Os caminheiros foram ainda convidados a viver plenamente a mística da IVª Secção, numa atividade de serviço: desde animações eucarísticas até à recolha de lixo, os participantes arregaçaram as mangas e derem de si ao outro, procurando assim deixar o Mundo um pouco melhor do que encontraram!

No final destes 4 dias intensos, os Caminheiros foram encorajados a partir sem medo, a espalhar as suas palavras com confiança e a percorrerem sempre os seus sonhos, sabendo que teriam ao lado S. Paulo, presente em cada decisão.

Apesar de todo o imaginário construído ao redor do “Tudo ao Monte e Fé em Deus”, é importante destacar que este imaginário teve como base algo muito concreto, real e acessível a todos: a incrível obra da cantora Márcia (@marcia__ig). Aproveitamos para agradecer publicamente à Márcia por permitir a utilização das suas letras, que contribuíram significativamente para o enriquecimento deste imaginário.

Esta atividade não só fortaleceu os laços entre os participantes, mas também reforçou o compromisso da Junta Regional do Porto com o desenvolvimento pessoal e espiritual dos caminheiros, solidificando assim a importância de eventos que promovem o crescimento individual e coletivo.

Que de agora em diante possamos carregar connosco a certeza de que as estradas são feitas para serem percorridas, e cada passo que damos é uma declaração do poder intrínseco dos nossos sonhos!

Texto: Catarina Almeida

Fotografias: Junta Regional do Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »