Um escuteiro, uma árvore no “Trees for the World”

A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), através do Departamento Nacional de Ambiente (DNA) acaba de lançar mais uma edição do projeto “Trees for the World”, Árvores para o Mundo.

A temática da nova edição do projeto “Trees for the World”, Árvores para o Mundo, é “Crescer”, porque o que se pretende é continuar a fazer crescer novas áreas florestais e contribuir também para o crescimento das áreas já plantadas. A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), através do Departamento Nacional de Ambiente (DNA), pretende desta forma lançar o desafio a todos os escuteiros, seja em secção ou em agrupamento, para que organizem e concretizem um projeto de plantação de árvores na região onde vivem, entre novembro de 2022 e março de 2023.

Com o lema “Um escuteiro, uma árvore” pretende-se que cada escuteiro plante pelo menos uma árvore autóctone, ou seja, uma espécie adaptada ao território nacional e que por isso estará mais habituada às características do nosso país, sendo mais resistente a pragas e doenças, em detrimento às espécies introduzidas (alóctones ou exóticas).

Os agrupamentos e centros escutistas devem realizar contactos com as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações Locais, Instituto da Conservação da Natureza (ICNF), entre outros, para aferirem a disponibilidade dos mesmos facultarem árvores para serem plantadas.

Esta atividade irá ao encontro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº15, Proteger a Vida Terrestre, através do combate à desflorestação, recuperando florestas degradadas e consequentemente a sua reflorestação. Como prémio, as secções que participarem nesta iniciativa, poderão fazer parte do desafio Campões da Natureza, da nova insígnia mundial do ambiente, a Earth Tribe. Depois de estar concluída a atividade, é obrigatória a submissão do relatório, através ao fim do mês de abril de 2023.

Consulta todos os detalhes sobre o Trees for the World, na circular 22-16-SNAS, disponível neste link.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »