Vertical, o maior Céu de Aventuras

No passado fim de semana, dias 16 a 18 de fevereiro, realizou-se na Penha-Guimarães o maior Céu de Aventuras, o Vertical.

Um torneio Nacional que contou com mais de 300 participantes, divididos em Constelações, equipas “verticais” constituídas por Exploradores, Pioneiros e Caminheiros. Neste que é aclamado como o maior torneio de Inverno, escuteiros de todo o país são chamados a viver 27 provas de diferentes durante todo o fim de semana.

O Vertical procura desafiar cada Constelação a enfrentar não só provas de técnica escutista, como também de vida em campo, espírito de equipa, resistência, imaginação, cooperação, agilidade e lógica. Acima de tudo, este Céu de Aventuras procura tornar-se uma oferta educativa em que todos os Escuteiros encontram o seu valor e o seu propósito tendo em consideração as suas aptidões.

Assim, onze regiões de todo o país, nomeadamente, Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Aveiro, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Évora, Beja e Setúbal marcaram presença na III Edição do Vertical. O grandioso troféu Tigre Aventureiro, foi alcançado pela Constelação Pegasus, do Agrupamento 331 – São Dâmaso, contudo ninguém regressou para os seus agrupamentos de mãos vazias.

Ao longo do torneio, cada escuteiro pude carregar a sua mochila de mil e uma aprendizagens, momentos de partilha, união entre elementos do seu agrupamento, encontro com novas realidades e acima de tudo, a vivência de uma magia inexplicável.

Texto e fotografias: Equipa Organizadora Vertical.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »