
Portugal presente na All Groups Meeting (AGM) da Região Europeia
Entre as montanhas de Kandersteg e o espírito internacional que caracteriza o Escutismo,
Entre os dias 5 e 8 de julho de 2025, o Núcleo de Braga realizou o seu VIII ACANUC – Acampamento de Núcleo, reunindo mais de 1100 escuteiros nas instalações do Regimento de Cavalaria n.º 6, em Braga.
Sob o lema «Sê o Herói do Amanhã», o acampamento promoveu uma vivência intensa do Método Escutista, num ambiente de fraternidade, serviço e ligação ao imaginário.
Participaram na atividade 277 Lobitos (47 Bandos), 372 Exploradores (60 Patrulhas), 244 Pioneiros (41 Equipas), 93 Caminheiros (22 Tribos) e 158 Dirigentes, apoiados por 88 elementos em serviço divididos entre logística, saúde, atividades pedagógicas, proteção civil, comunicação, gestão e infraestruturas.
Entre os momentos marcantes estiveram as atividades aquáticas, com caiaques, gaivotas, jangadas e jogos de rio, a Eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito de Braga, e os momentos de partilha e expressão por secção, como festas, fogos de conselho e cerimónias simbólicas.
A atividade contou com o envolvimento de várias entidades e parceiros: o RC6, que acolheu o acampamento com elevado espírito de colaboração, e instituições como a Braval, AGERE, Polícia Municipal, TUB, Bombeiros Sapadores, Município de Braga, Torrestir, as Juntas de Freguesia de S. Vítor e S. Vicente, o Clube Náutico de Prado e a empresa Tereso & Filhos Lda. Foram servidas mais de 9000 refeições, garantindo a autonomia alimentar das secções e respondendo às exigências de um acampamento de grande escala.
O ACANUC contou também com a participação do Grupo 75 (S. Vítor) da Associação dos Escoteiros de Portugal, num gesto de fraternidade interassociativa que deixou marcas positivas e abriu novas pontes de entendimento.
O balanço final foi extremamente positivo, com a organização a destacar a alegria, compromisso e a superação demonstrados pelos participantes:
«O ACANUC foi mais do que uma atividade: foi um espaço de crescimento e encontro, onde cada escuteiro foi desafiado a transformar-se a si mesmo e a ser semente de mudança no mundo.»
O Núcleo de Braga continuará a promover atividades ao longo do ano escutista, reforçando o compromisso com a educação integral, o serviço à comunidade e a construção de um Escutismo que transforma.
Texto e fotos: Comunicação da Junta de Núcleo de Braga.

Entre as montanhas de Kandersteg e o espírito internacional que caracteriza o Escutismo,

Falar sobre saúde mental pode ser difícil mas é importante. Ser mentalmente saudável

Em 2026, o mapa escutista europeu junta várias oportunidades para Caminheiros e Companheiros

De 15 a 19 de Abril, a cidade de Verona, em Itália recebe