O voluntariado é para jovens?

“E se o voluntariado acabasse amanhã?” é a nova campanha da Confederação Portuguesa de Voluntariado, que pretende aferir em Portugal o número de jovens envolvidos em ações voluntárias.

Segundo dados do INE de 2018, Portugal tem uma taxa de voluntariado de 7,8% um valor muito abaixo da média europeia, que se situa nos 19,3%. Estes números traduzem-se em 695 mil pessoas que desenvolvem ações de voluntariado, sendo que os jovens são o escalão mais representativo destes números.

Assim sendo, a Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV) – que representa 41 organizações – juntamente com várias entidades de diversos setores da sociedade civil, diretamente ligadas ao voluntariado, pretendem definir uma estratégia que envolva cada vez mais os jovens neste tipo de ações. O inquérito da CPV, destina-se a jovens entre os 15 e os 30 anos, estará a recolher respostas até ao dia 29 de abril.

Como objetivos desta campanha, o grupo de trabalho CPV Jovem, define como pontos claros retratar, incentivar e promover o voluntariado jovem no país; Entender as principais motivações dos jovens que dinamizam ações de voluntariado; Perceber a dinâmica do voluntariado jovem em Portugal, com que regularidade é praticado e que tipos de voluntariado são mais praticados pelos jovens, tendo em conta as diferentes regiões do país; Compreender o conhecimento dos jovens sobre novas oportunidades de voluntariado e mensurar o resultado das políticas de incentivo.

Eugénio Fonseca, presidente da CPV afirma que este inquérito permitirá perceber que «contrariamente ao que possa ser a situação predominante no Mundo, em Portugal, os jovens não estão tão indiferentes ao rumo que a sociedade está a seguir. É esta certeza que dá relevância à necessidade de conhecer o pensamento da juventude para que se criem condições de agir no presente e preparar o futuro. A CPV, com a ousadia criativa dos jovens, não quer deixar de estar na linha da frente em tudo o que ajude o país a ser mais próspero e humano».

Após a análise dos dados recolhidos será criado um relatório que servirá de base para definir uma estratégia de atuação que promova o voluntariado jovem em Portugal. Sabe mais informações aqui

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade