O voluntariado é para jovens?

“E se o voluntariado acabasse amanhã?” é a nova campanha da Confederação Portuguesa de Voluntariado, que pretende aferir em Portugal o número de jovens envolvidos em ações voluntárias.

Segundo dados do INE de 2018, Portugal tem uma taxa de voluntariado de 7,8% um valor muito abaixo da média europeia, que se situa nos 19,3%. Estes números traduzem-se em 695 mil pessoas que desenvolvem ações de voluntariado, sendo que os jovens são o escalão mais representativo destes números.

Assim sendo, a Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV) – que representa 41 organizações – juntamente com várias entidades de diversos setores da sociedade civil, diretamente ligadas ao voluntariado, pretendem definir uma estratégia que envolva cada vez mais os jovens neste tipo de ações. O inquérito da CPV, destina-se a jovens entre os 15 e os 30 anos, estará a recolher respostas até ao dia 29 de abril.

Como objetivos desta campanha, o grupo de trabalho CPV Jovem, define como pontos claros retratar, incentivar e promover o voluntariado jovem no país; Entender as principais motivações dos jovens que dinamizam ações de voluntariado; Perceber a dinâmica do voluntariado jovem em Portugal, com que regularidade é praticado e que tipos de voluntariado são mais praticados pelos jovens, tendo em conta as diferentes regiões do país; Compreender o conhecimento dos jovens sobre novas oportunidades de voluntariado e mensurar o resultado das políticas de incentivo.

Eugénio Fonseca, presidente da CPV afirma que este inquérito permitirá perceber que «contrariamente ao que possa ser a situação predominante no Mundo, em Portugal, os jovens não estão tão indiferentes ao rumo que a sociedade está a seguir. É esta certeza que dá relevância à necessidade de conhecer o pensamento da juventude para que se criem condições de agir no presente e preparar o futuro. A CPV, com a ousadia criativa dos jovens, não quer deixar de estar na linha da frente em tudo o que ajude o país a ser mais próspero e humano».

Após a análise dos dados recolhidos será criado um relatório que servirá de base para definir uma estratégia de atuação que promova o voluntariado jovem em Portugal. Sabe mais informações aqui

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).