Entrega da medalha “Prémio do Cidadão Europeu 2020″

O Corpo Nacional de Escutas recebeu no dia 5 de junho em Braga, o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”, distinguido pelo projeto “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”.

O Parlamento Europeu atribuiu ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”, pelo projeto “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”. Este prémio surge por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes e é destinado a projetos que incentivem uma integração mais estreita entre os cidadãos da UE, a cooperação transfronteiriça e a promoção do espírito e dos valores europeus. Qualquer pessoa pode nomear uma pessoa ou organização: tanto indivíduos dos 27 países da UE, bem como membros do Parlamento Europeu. O Prémio destina-se a projetos que incentivem uma integração mais estreita entre os cidadãos da UE, a cooperação transfronteiriça e a promoção do espírito e dos valores europeus.

Cerimónia em Braga

Após a entrega do diploma do prémio em 2020 em Bruxelas, o CNE recebeu agora a medalha relativa ao “Prémio Cidadão Europeu 2020”, no dia 5 de junho, em Braga, através do chefe nacional, Ivo Faria, acompanhado pela chefe regional de Braga e ainda por vários escuteiros. Esta cerimónia surge através da ação “Parlamento à sua porta”, um projeto-piloto em Portugal e no qual uma estrutura móvel do Parlamento Europeu faz uma digressão por sete cidades portuguesas entre abril e junho deste ano. O objetivo desta estrutura é proporcionar um espaço para conversas e debates com eurodeputados e agentes locais, com atividades interativas e uma experiência de realidade virtual imersiva. Desta forma, os cidadãos têm a oportunidade de explorar e conhecer melhor o funcionamento do Parlamento Europeu.

Texto: Cláudia Xavier.

Fotografia: J.R.Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade