Entrega da medalha “Prémio do Cidadão Europeu 2020″

O Corpo Nacional de Escutas recebeu no dia 5 de junho em Braga, o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”, distinguido pelo projeto “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”.

O Parlamento Europeu atribuiu ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”, pelo projeto “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”. Este prémio surge por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes e é destinado a projetos que incentivem uma integração mais estreita entre os cidadãos da UE, a cooperação transfronteiriça e a promoção do espírito e dos valores europeus. Qualquer pessoa pode nomear uma pessoa ou organização: tanto indivíduos dos 27 países da UE, bem como membros do Parlamento Europeu. O Prémio destina-se a projetos que incentivem uma integração mais estreita entre os cidadãos da UE, a cooperação transfronteiriça e a promoção do espírito e dos valores europeus.

Cerimónia em Braga

Após a entrega do diploma do prémio em 2020 em Bruxelas, o CNE recebeu agora a medalha relativa ao “Prémio Cidadão Europeu 2020”, no dia 5 de junho, em Braga, através do chefe nacional, Ivo Faria, acompanhado pela chefe regional de Braga e ainda por vários escuteiros. Esta cerimónia surge através da ação “Parlamento à sua porta”, um projeto-piloto em Portugal e no qual uma estrutura móvel do Parlamento Europeu faz uma digressão por sete cidades portuguesas entre abril e junho deste ano. O objetivo desta estrutura é proporcionar um espaço para conversas e debates com eurodeputados e agentes locais, com atividades interativas e uma experiência de realidade virtual imersiva. Desta forma, os cidadãos têm a oportunidade de explorar e conhecer melhor o funcionamento do Parlamento Europeu.

Texto: Cláudia Xavier.

Fotografia: J.R.Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.