Conheces Ombú?

Ombú é a mística aldeia que valoriza o seu passado e prepara o futuro.

O espaço que recebe os escutas nacionais e internacionais nesta 24ª edição do ACANAC é a aldeia de Ombú, um local de encontro de gente corajosa e empenhada, relacionada com o imaginário do acampamento. À entrada de Ombú existe um pelourinho, construído para perpetuar histórias e ensinamentos. Mesmo em frente ao pelourinho, situa-se a Junta de Freguesia que garante o bom funcionamento e limpeza da aldeia.

Um pouco mais abaixo situa-se a Quinta da Boa Semente, espaço em perfeita harmonia com a natureza, onde se ensinam boas práticas de sustentabilidade aos construtores do amanhã e as Oficinas do Vicente onde consta que existe um portal do tempo.

Porque a alimentação e convívio são importantes, a aldeia tem a Tasca do Ti Ramiro, a Mercearia da Moura e a Taberna Central. Na Tasca do Ti Ramiro, os habitantes juntam-se para comer e conviver. Local de confraternização, mas este exclusivamente para os mais velhos, a Taberna Central é o local perfeito para fortalecer as relações sociais, tão importantes para uma sã vivência da aldeia. Já a Mercearia da Moura é o local de abastecimento da aldeia, onde os habitantes podem comprar produtos frescos e locais.

A aldeia tem por perto a Doca que é uma barragem onde em tempos as pequenas embarcações que andavam à descoberta ancoravam. Hoje é frequente ver as pessoas a refrescarem-se por lá. Além da Doca, há o Parque dos Desafios da Naima, uma antiga moura, que mandou construir este parque para que os mais novos passam realizar atividades que lhes permitem ultrapassar os seus medos, ganhando confiança em si próprio. A diversão não se fica por aqui em Ombú. O Coreto da Aldeia, localizado na Praça do Futuro reúne vários focos de animação, permitindo aos habitantes fugir às coisas menos boas do dia-a-dia.

O ACALOJA permite que os habitantes possam adquirir algumas recordações da sua passagem por esta mística aldeia, perpetuando memórias.

E porque o encontro com Deus é algo que os habitantes muito prezam, a capela de Ombú é única e permite uma introspeção. Pelo meio da capela corre um estreito fio de água que desagua no altar, onde o encontro com Deus se torna especial.

A saúde é algo que em Ombú se leva muito a sério e por isso mesmo os curandeiros estão sempre alerta para minimizar os impactos na vida dos habitantes.

Para não deixar cair no esquecimento tudo o que acontece pela aldeia e divulgar as novidades em primeira mão, a Gazeta de Ombú produz notícias e newsletters sobre a aldeia. 

Ombú também acolhe escuteiros estrangeiros e para que se possam integrar devidamente na aldeia, têm à sua disposição a Agência Go Go.

Como se vê, tudo foi pensado ao pormenor em Ombú para a manter uma aldeia mística, sustentável, onde se privilegia o bem-estar e convívio dos habitantes.

Curioso? Consulta o mapa da aldeia e sabe mais em https://acanac.escutismo.pt/

Texto de Mariana Marques.

Fotografias de Álvaro Machado, Nuno Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).