Realizou-se entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro o Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que tem como objetivo o apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.
O peditório nacional da LPCC é apoiado por voluntários que, um pouco por todo o país, participam nesta ação que representa a principal fonte da LPCC para apoiar e dar resposta às muitas necessidades, a vários níveis, que os doentes oncológicos e as suas famílias enfrentam. Em 2021, participaram nesta ação 20.000 voluntários, dos quais muitos escuteiros.
Um dos exemplos de “dar sem medida” é o agrupamento 1150 Silveiros, de Barcelos, que participa no Peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro há muitos anos na freguesia de Silveiros. Este agrupamento é responsável pelo Peditório em três freguesias: Silveiros, Carvalhas e Rio Covo e Sta. Eulália. Como explica a dirigente Emília Miranda «esta atividade faz parte do Plano de Atividades do Agrupamento e é sempre realizada no dia 1 de novembro, ao longo do dia, junto ao portão do cemitério, nas 3 freguesias. Os adultos envolvidos tentam também motivar os mais jovens, para este tipo de iniciativas, despertando-os para o voluntariado, a solidariedade, a ajuda ao próximo, enfim, a fazer boas ações».