CNE participa no Peditório Nacional da LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu um peditório nacional que contou com o apoio de vários agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Realizou-se entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro o Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que tem como objetivo o apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

O peditório nacional da LPCC é apoiado por voluntários que, um pouco por todo o país, participam nesta ação que representa a principal fonte da LPCC para apoiar e dar resposta às muitas necessidades, a vários níveis, que os doentes oncológicos e as suas famílias enfrentam. Em 2021, participaram nesta ação 20.000 voluntários, dos quais muitos escuteiros.

Um dos exemplos de “dar sem medida” é o agrupamento 1150 Silveiros, de Barcelos, que participa no Peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro há muitos anos na freguesia de Silveiros. Este agrupamento é responsável pelo Peditório em três freguesias: Silveiros, Carvalhas e Rio Covo e Sta. Eulália. Como explica a dirigente Emília Miranda «esta atividade faz parte do Plano de Atividades do Agrupamento e é sempre realizada no dia 1 de novembro, ao longo do dia, junto ao portão do cemitério, nas 3 freguesias. Os adultos envolvidos tentam também motivar os mais jovens, para este tipo de iniciativas, despertando-os para o voluntariado, a solidariedade, a ajuda ao próximo, enfim, a fazer boas ações».

«Todos precisamos uns dos outros»

A participação no Peditório é sem dúvida compensatória e, segundo a Emília é «muito positiva, sinto-me feliz a colaborar em causas que tem o propósito de ajuda os outros. Na verdade, todos precisamos uns dos outros e não sabemos o que nos pode acontecer amanhã». A Catarina Sá, pioneira neste agrupamento, que participa há vários anos nesta iniciativa, admite que para além da valorização pessoal é importante «perceber que as pessoas realmente apoiam a causa e que vêm no movimento do CNE um meio para ajudar, leva-me a acreditar que realmente as nossas mínimas atitudes, como o facto de as crianças pedirem um autocolante para colar na lapela do casaco, podem levar a um mundo melhor do que o encontramos». Filipa Ferreira, também pioneira no agrupamento 1150 Silveiros, refere que se notou que «as pessoas se sentiram sensibilizadas para esta causa, uma vez que a maior parte destas aderiu com o seu contributo monetário. Uma vez mais os escuteiros não deixaram de mostrar o seu total desempenho na concretização desta iniciativa, tenho por isso um enorme orgulho em ser escuteira. Foi de facto uma experiência deveras gratificante e que me fez sentir muito feliz e realizada por praticar esta boa ação!». A dirigente Emília é da mesma opinião ao explicar que nota que «de ano para ano, a mentalidade das pessoas vai mudando no sentido de acreditar que este Peditório e outras iniciativas de angariação de fundos para esta nobre causa, são importantes e fundamentais para que se possa ter condição financeira para ajudar cada vez mais pessoas e a investigação para a cura desta doença».

Consulta mais informações no site da Liga Portuguesa contra o Cancro, disponível aqui.

Vê na galeria vários agrupamentos que participaram no Peditório Nacional!

Texto: Cláudia Xavier

Fonte: Liga Portuguesa Contra o Cancro

Fotografias: Agr. 1150 Silveiros, Agr 257 Requião, Agr. 423 Neiva, Agr. 1046 Nine, Agr. 436 Vila Franca do Campo , Agr 1379 Correlhã

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »