Pe. Rui Silva, fala acerca da visita do Santo Padre Bento XVI a Portugal e da participação do CNE.

Que tipo de presença e participação gostaria que o CNE tivesse nesta visita do Papa Bento XVI, a Portugal?
Uma questão pertinente e que tem sido objecto de reflexão porque poder-se-ia pensar que era bom para o CNE ter uma participação que desse muito nas vistas, que fosse exclusiva, contudo, não foi esse o meu entendimento.
O que eu gostaria que acontecesse é que o CNE integrasse naturalmente a Igreja de que faz parte, tomando parte nas celebrações que existem e no que está organizado. Portanto não há momentos específicos só com o CNE, mas estamos integrados no que existe para a Igreja em geral.
É uma participação que tem diferentes dimensões. Há uma parte mais activa onde se está, por exemplo, a coordenar ou a colaborar na celebração de Lisboa, o mesmo no Porto e, depois, em Fátima, temos a colaboração no Santuário, com a Associação Servitas de Fátima, e depois no exterior com a GNR e a Protecção Civil, isto numa parte mais activa.
Uma colaboração mais passiva e talvez que se note menos, mas igualmente importante, é daquele escuteiro que uniformizado ou não, com o seu grupo escutista ou não, vai acompanhar participando activamente nos diferentes acontecimentos.

Qual a importância que tem esta visita no contexto da Igreja presente em Portugal, em geral, e do CNE em particular?
É uma visita que muito nos honra a nós, se tivermos consciência da diversidade de países e de realidades religiosas. Temos que reconhecer que somos um tanto ou quanto “abençoados” por termos tantas vezes o Santo Padre entre nós. Basta pensar que há apenas 10 anos João Paulo II visitou o nosso país. Ter de novo o Santo Padre entre nós é uma grande graça.
Para a Igreja presente em Portugal é um momento muito oportuno por variadíssimos motivos, porque o nosso país enfrenta problemas variados, sobretudo de ordem económica e financeira, e portanto a vinda do Santo Padre traz sempre algo de esperança e de alegria, de ânimo para um novo recomeço, e aplica-se à sociedade civil no seu todo.
A Igreja em concreto, não penso que as Igrejas que temos nas Dioceses em Portugal atravessem momentos especificamente difíceis, contudo, é uma lufada de ar fresco, um entusiasmo renovado, para o caminho que se tem vindo a trilhar. Para a Igreja no seu todo considero muito útil, claro que o desejável era que o Santo Padre conseguisse estar em mais dioceses, mas não podemos pedir tanto, estar em Lisboa, Fátima e Porto é bastante bom.
Falando em relação ao Escutismo, a presença do Bispo de Roma serve-nos para dar alento enquanto escuteiros católicos que somos, e para reforçar a nossa consciência de coesão do todo mais vasto da Igreja.
Sabemos que o CNE é um Movimento da Igreja muito específico, mas estar activamente a participar num momento destes faz-nos perceber a diversidade da Igreja e a importância da comunhão. Para o CNE isso é bem-vindo e sempre desejável que aconteça. Gostaria bastante que a relação do CNE com a Igreja, de que faz parte, fosse o mais natural possível e acontecesse de forma espontânea.

Para quem vai participar, que preparação considera necessária para esta visita?
Genericamente podia dizer a todos os escuteiros que importa estarem sempre disponíveis para servir, em tudo o que for necessário, ainda que seja necessário abdicarmos de alguns desejos pessoais, como estar a ver o Papa mais de perto, acompanhar todos os momentos com mais serenidade, por vezes pode não ser possível.
Por outro lado gostaria que todos os que estão a colaborar de alguma forma o fizessem de forma gratuita e desinteressada, sem esperar algum tipo de recompensa, como dizemos na nossa oração do Escuta, basta fazermos a vontade de Deus, o resto vem por acréscimo.

Texto: Susana Micaela Santos /// Fotografia: Arquivo do CNE /// Vídeo da entrevista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Operação Fátima 2026 – Inscrições Abertas

Já estão abertas as inscrições para a “Operação Fátima 2026”, uma iniciativa centrada no apoio, em articulação com as autoridades competentes, às peregrinações ao Santuário.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade