Escuteiros de Óbidos têm nova sede

O agrupamento 753, Óbidos festejou o seu 50º aniversário com a inauguração da sua nova sede, situada na antiga Escola Primária de Trás do Outeiro.

Para celebrar o cinquentenário do Escutismo em Óbidos, vários escuteiros, pais e membros da comunidade juntaram-se para concretizar um sonho já muito antigo deste agrupamento, o de ter uma nova sede. 

Apesar de no início terem existido algumas dúvidas em relação ao local, pois estavam habituados a estar ao lado da muralha, rapidamente perceberam que a antiga Escola Primária de Trás do Outeiro era o sítio ideal, porque estão perto não só do Monte de Santo Antão, mas também da Lagoa de Óbidos. 

Uma vez escolhido o local para a nova sede, procederam à requalificação do espaço (que já não era usado há vários anos) criando um espaço de formação para os escuteiros e um local onde o agrupamento se pode reunir. Construíram ainda um outro edifício, em madeira, onde estão divididas as secções e também uma biblioteca no piso superior. As obras tiveram um investimento de cerca de 60 mil euros, maioritariamente ganhos ao longo dos anos pelos escuteiros do agrupamento.

Nas comemorações do agrupamento e no âmbito dos 50 anos do mesmo foi criada uma nova insígnia e um hino pelos escuteiros bem como uma exposição com fotografias e recortes antigos, divididos por cinco décadas a começar em 1971 e alguns objetos que remetem para a História do Escutismo. 

Estas comemorações contaram ainda com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia e do Vice-presidente da Câmara Municipal, que manifestaram a importância e riqueza que o agrupamento traz para o Município, do Padre Ricardo Figueiredo (que benzeu a sede) e do Chefe Regional de Lisboa, João Esteves que entregou em mãos a distinção da Cruz de São Jorge ao chefe do agrupamento, Carlos Nunes pelo seu exemplo e dedicação.

Texto: Patrícia Caldeira

Fotografia: Núcleo do Oeste

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *