Foram mais de 600 dirigentes de todo o país que este fim de semana, 19 e 20 de novembro, rumaram a Aveiro, ao Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão, Vagos, para participar no UNO, Encontro Nacional de Chefes de Unidade.
Após o primeiro dia, marcado por intensas partilhas e muitas aprendizagens, domingo começou com a Eucaristia, presidida pelo Assistente Nacional, Pe. Luís Marinho, que frisou a importância que cada um dos dirigentes tem na vida de cada um dos jovens da sua unidade. Em seguida, no momento Centenário, foram apresentadas as várias iniciativas que o Corpo Nacional de Escutas (CNE) viverá ao longo das comemorações dos seus 100 anos de existência.
Raquel Kritinas, continuou os trabalhos com o Plenário, onde foram explicadas todas as ferramentas criadas pela Secretaria Nacional Pedagógica (SNP) e que poderão ser aplicadas por todos os dirigentes nas suas Unidades.
A cerimónia de encerramento trouxe emoções fortes a todos os presentes, com mensagens motivacionais deixadas pelo canoísta olímpico, Fernando Pimenta, o cantor de música popular portuguesa e ex-dirigente do CNE, Augusto Canário, e por fim, o Comendador Rui Nabeiro.
Não menos importante foram as mensagens de vários jovens de todas as secções, que deram o seu testemunho pessoal sobre a importância que os dirigentes tiveram não só no seu percurso escutista como também no seu crescimento pessoal.
De regresso a casa, a opinião dos dirigentes que participaram no UNO foi unânime: Todos regressam com a mochila carregada de conhecimento, boas partilhas e com mais cartas num baralho que está em constante construção.