Pioneiros do 1041 na Idade do Gelo

Os pioneiros do agrupamento 1041 Caranguejeira, da região Leiria-Fátima, realizou uma atividade na Quinta do Escuteiro, na Batalha, com o imaginário a Idade do Gelo”.

Este imaginário, tal como a história do filme, consiste num grupo de amigos improváveis que percorre um caminho difícil para entregar uma criança em segurança à sua família. Desta forma, o grupo aceita esta responsabilidade e conhece-se um pouco melhor ao longo da sua viagem. À semelhança desta história, também os pioneiros do agrupamento 1041 fizeram o seu percurso, durante o qual se conheceram melhor, característica essencial para um bom trabalho em equipa.

 

A atividade que se iniciou localidade das Cortes, na região de Leiria, com um raide noturno até à Quinta do Escuteiro, onde montaram campo para pernoitarem.

 

Na manhã seguinte, conheceram e aplicaram algumas técnicas escutistas, entre as quais, nós, amarrações, froissartage – técnica de entalhes/encaixes na madeira – e também um jogo que permitiu conhecer melhor a Quinta do Escuteiro. A tarde foi dedicada a conhecer melhor a história da vila da Batalha, através de um peddy-papper e, ao final da tarde, assistiram a uma eucaristia na Capela de São Jorge. Após o jantar, foi o momento de se juntarem ao redor da fogueira par amais um fogo conselho, no qual partilharam histórias vividas ao longo da atividade.

 

Com o amanhecer, foi tempo de desmontar campo e regressar a casa após a avaliação da atividade e a cerimónia de encerramento.

Texto e fotografia de Joana Gaio e Simão Jorge

Pioneiros, do Agrupamento 1041, Caranguejeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Partilhar experiências no 12º Agora

O 12º Agora decorreu na Macedónia do Norte e Portugal esteve representado através da FEP, com o Corpo Nacional de Escutas, Associação de Escoteiros de

Insígnia SWA Património

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi assinalado no Corpo Nacional de Escutas com o lançamento da insígnia “Patrimonito” da Organização Mundial do Movimento