CNE visita a Sede da JMJ Lisboa 2023

A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude, o CNE foi recebido na sede oficial da JMJ pelo Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar.

Na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ) o Corpo Nacional de Escutas (CNE) tem colaborado a vários níveis para que a JMJ seja um sucesso. Hoje, Raquel Kritinas, Responsável do CNE para a JMJ, José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade e Rui Teixeira, Presidente da Conferência Internacional do Escutismo (CICE), foram recebidos pelo Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar na Sede do Comité Organizador Local (COL). O momento ficou marcado pelo descerrar da placa evocativa em memória desta visita.

Américo Aguiar, agradeceu o envolvimento do CNE na JMJ «Não só ao Chefe Nacional mas também individualmente a todos os colaboradores, que são os escuteiros, e que até sem ser institucionalmente desde a primeira hora connosco a construir a Jornada». O Presidente da Fundação JMJ acrescenta que, a certo momento, foi decidido entregar a área de check-in ao CNE, na Universidade Católica, e acrescenta «agradecemos muito terem aceite esse desafio e tantas outras coisas em que está para chegar ou está para vir algum escuteiro». A JMJ quer «significar aquilo que é o papel do CNE quer a nível nacional, quer de escutismo católico, quer o que o escutismo mundial tem com a juventude, todos os dias, todos os fins de semana, todos os anos, há mais de 100 anos que isso acontece. É uma Jornada Mundial da Juventude que acontece todos os dias, em todo o mundo e nós também queremos significar isso». D. Américo Aguiar sublinhou que a expressão “fui escuteiro” não pode ser aplicada porque quem foi escuteiro «é escuteiro toda a vida».

José Rodrigues, agradeceu as palavras e disse que «desde a primeira hora que o CNE se disponibilizou, comprometeu e envolveu com a Jornada Mundial da Juventude. É um sentimento profundo de solidariedade, disponibilidade e estar ao serviço nas várias dimensões, tentando envolver os nossos jovens nas suas paróquias, comunidades, para que a sua participação fosse ativa e colaborativa a nível local e nível nacional».

Raquel Kritinas falou do número de escuteiros voluntários envolvimentos na JMJ que, como a própria refere, não é um número estanque «não podemos precisar o número de pessoas que temos envolvidas, temos imensas atividades. Inscritos estão 400, oficialmente, entretanto todos os dias me pedem para virem colaborar mais escuteiros, portanto estamos aqui a ganhar mais força, mas também temos um acampamento de escuteiros estrangeiros, onde estarão 800 escuteiros acampados na Costa da Caparica e, entretanto, os voluntários internacionais também vão começando». Segundo a organização o número de escuteiros já ultrapassa seguramente os 800 voluntários.

No final, os representantes do CNE assinaram o livro de visitas do Comité Organizador Local com a seguinte mensagem «Em nome do Corpo Nacional de Escutas, reforçamos o compromisso e o envolvimento com a JMJ, estando ao serviço da Igreja, da qual somos parte. Estaremos “Sempre Alerta” na educação dos jovens que nos são confiados, apontando sempre a figura de Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Sempre Alerta».

Texto e Fotografias: Cláudia Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.