Conferência Nacional de Diretores de Centros Escutistas

Conferência Nacional de Diretores de Centros Escutistas reuniu 22 centros escutistas em Aveiro.

A atividade escutista, como todos sabemos, tem como espaço de eleição a natureza. Realizar uma atividade e acampar no meio de espaços verdejantes de campos e florestas, pernoitar nas margens de um rio, caminhar em trilhos que serpenteiam as montanhas e vales inseridos em raids de Patrulha são experiências necessárias ao crescimento das crianças e jovens.

Precisamos cada vez mais de espaços de eleição dedicados ao apoio na aplicação do método escutista. Quer se encontrem no espaço rural ou de natureza, quer estejam mais no espaço urbano, ou inclusive dentro de vilas e cidades, os Centros e Campos escutistas que existem são uma mais-valia que permitem a realização das nossas atividades em condições de segurança.

Gerir um centro é estar disponível para um trabalho de eleição. É criar condições para a prática escutista melhorando continuadamente as infraestruturas. Criar espaços, arranjando novas soluções para que a oferta escutista possa aumentar em condições de segurança, é permitir que o jovem se sinta confortável executando os seus projetos em conjunto com os seus pares.

Somos escuteiros privilegiados. Temos cerca de 70 espaços espalhados por Portugal. Regiões, Núcleos e Agrupamentos trabalham com afinco para que estes Centros sejam espaços de qualidade para o crescimento dos nossos jovens.

No dia 18 de Novembro de 2023 teve lugar a Conferência Nacional de Diretores de Centros Escutistas, organizada pelo Departamento Nacional de Centros Escutistas (DNCE), da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), que contou com 33 representantes dos 22 Centros representados neste encontro.

Foram apresentados diversos painéis, onde se abordaram temas essenciais para o trabalho desenvolvido nos Centros Escutistas: Medidas de Autoproteção (MAPS), Segurança em Campo, Seguros, Escutismo Movimento Seguro, Voluntariado nos Centros, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para sermos verdadeiramente entendidos como uma Rede de Centros e Campos Escutistas, isto é, como pertencentes a um corpo que se rege pelos mesmo princípios de segurança e pedagogia escutista, devemos entender que é através da adoção de práticas e normas comuns que nos podemos diferenciar positivamente, e valorizar essa mesma diferença. 

A comunicação entre todos é essencial e a partilha continuada de ideias fundamental, pelo que a realização anual desta Conferência, em local a anunciar futuramente, bem como a dinamização e promoção do site “Campos Escutistas” é algo que abraça o desejo de todos.

Texto e Fotos: António Rendeiro

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.